Microsoft: A longa estrada até o sucesso do Windows

 Tenho total certeza de que todas as pessoas conhecem a Microsoft por causa do seu sistema de computadores Windows, mas você sabe o que motivou a empresa a fazer esse sistema operacional e o que fez ele ser o sucesso absurdo que é hoje? Então confira e embarque conosco nessa longa jornada na empresa fundada por Bill Gates!

Fonte: Reproducão/Microsoft


O surgimento da lenda

Fonte: Reprodução/Microsoft


Em uma época onde os computadores eram conhecidos mais como máquinas de escrever muito tecnológicas do que com os sistemas multifuncionais que conhecemos hoje em dia, mas uma pequena empresa situada em Albuquerque, Novo México, estava prestes a mudar o mundo para sempre, a Microsoft.

O surgimento da Microsoft começa lá no ano de 1975, com dois jovens visionários: Bill Gates e Paul Allen. Bill e Paul eram fascinados por computadores desde a infância, com isso, fundaram uma empresa com o objetivo de tornar a tecnologia acessível para todos. Como primeiro passo dessa jornada, foi realizado o desenvolvimento de um interpretador BASIC para o Altair 8800, também conhecido como um dos primeiros computadores pessoais do mercado.


O MS-DOS

MS DOS/Reprodução/Microsoft


Com o sucesso inicial da até então pequena microsoft, Bill e Paul tinham planos ainda mais visionários. Em 1981, a IBM, que era até então uma das gigantes de tecnologias na época, estava procurando por um novo sistema operacional para o seu novo PC. Com uma grandiosa oportunidade em mãos, a Microsoft se ofereceu para fazer um sistema operacional chamado MS-DOS.

Após o surgimento do MS-DOS, a Microsoft se tornou uma referência na indústria, já que o seu sistema operacional era simples, rápido e eficiente, o que fez com que o sistema se tornasse padrão nos computadores oferecidos na época.


A evolução Gráfica do Windows

Embora o MS-DOS fosse muito dominante no mercado, a Microsoft tinha planos ainda mais ambiciosos. Foi quando em 1985, a empresa lançou o Windows, um sistema operacional gráfico que tinha como objetivo tornar a interação com o computador mais intuitiva e amigável.

Fonte: Reprodução/Microsoft


Embora houvessem algumas críticas iniciais, o Windows 1.0 marcou aquilo que um dia seria um dos padrões do mercado.


A evolução do Windows e a Ascensão da Microsoft

Com o passar das décadas, a Microsoft foi melhorando e aperfeiçoando o Windows, cada um tendo suas inovações e desafios.

Fonte: Ilustração/Microsoft


O Windows 3.0 (1990) introduziu a interface gráfica com os ícones e menus que se tornaram familiares para milhões de pessoas pelo mundo. O Windows 95 (1995) marcou a popularização da internet com a integração do conhecido navegador Internet Explorer. Já o Windows XP (2001) se tornou um dos sistemas operacionais mais populares da HISTÓRIA, sendo conhecido por sua estabilidade e confiabilidade.


O outro lado da Moeda

Embora o sucesso estrondoso em torno dos seus sistemas operacionais gráficos, a Microsoft passou por alguns apertos ao longo de sua evolução. Uma delas foi a acusação de que a mesma estava praticando ações anticompetitivas e de abuso de sua posição dominante no mercado. Embora todas essas confusões e polêmicas, a Microsoft não caiu e continuou sua evolução até os padrões dos dias de hoje.


O legado

A Microsoft e o Windows moldaram o mercado de uma forma que nenhuma outra empresa seria capaz. O sistema Windows está presente em bilhões de computadores das mais diversas empresas no mercado, impactando a vida de milhões de pessoas seja qual for a idade ou classe social. A Microsoft se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo, tudo isso devido à sua extensa evolução e desafios encontrados ao longo do caminho.

Fontes: Imagens Wikipédia, Microsoft.


Confira também a História do PlayStation

Agora com a história da Microsoft e o Windows, em breve teremos a história do Xbox, mas até lá, confira aqui a história do PlayStation, desde seus resposáveis criadores até o sucesso de hoje em dia, te vejo lá!

Postagem Anterior Próxima Postagem