A história do surgimento do PlayStation

 Hoje iremos ter uma postagem um tanto diferente, hoje eu quero comentar com vocês sobre a história do surgimento do PlayStation, e claro que eu irei fazer histórias de surgimentos de outros consoles, mas hoje o nosso foco é no console do lado azul da força, então bora lá!

O surgimento do PlayStation

Fonte: Sony Interactive Entertainment


A época era em 1990, onde o mercado de games estava consolidado por empresas gigantes, a Nintendo e a Sega. A Nintendo tinha o seu videogame chamado Super Nintendo Entertainment System (SNES), e era o topo do sucesso no mundo inteiro, enquanto a Sega tinha o Mega Drive, o qual estava vindo de forma um pouco escondida, mas ainda sim começou a ter sucesso e estava crescendo no mercado.

Mas nessa "sinuca de bico" temos uma outra empresa que estava interessada em entrar nesse mercado, a Sony. A Sony é uma gigante japonesa de eletrônicos, e viu nos videogames uma fonte grande de dinheiro, interessada nisso, ela pretendia criar um videogame, mas sabia que não iria conseguir competir com as estrelas do mercado diretamente.

Tendo essas circunstâncias em mente, a Sony apostou em uma nova tecnologia: os CDs. Os CSs tinham uma tecnologia e uma capacidade muito melhor do que os cartuchos utilizados pela Nintendo e Sega, o que permitia criar jogos mais maiores, com maior número de detalhes e gráficos melhorados.

E assim a Sony começou a desenvolver seu primeiro console, que seria chamado de PlayStation, em 1990. O desenvolvimento do console estava a cargo de Ken Kutaragi, que era um engenheiro da Sony e era apaixonado por videogames.

O primeiro PlayStation teve seu lançamento no dia 3 de dezembro de 1994. O console foi um sucesso imediato, chegando a ter mais de 100 milhões de unidades vendidas por todo o mundo. E foi o PlayStation que ajudou a popularizar os videogames 3D e mudou o curso do mercado de videogames.


Parceria com a Nintendo



A história do PlayStation começou em 1986, quando a Sony e a Nintendo firmaram uma parceria para desenvolver um CD-ROM para o Super Nintendo Entertainment System (SNES). A Sony acreditava que os CDs eram o futuro dos videogames, e a Nintendo estava muito interessada em incorporar essa nova tecnologia.

No entanto, a parceria não foi pra frente. A Nintendo queria manter controle total sobre o SNES, e a Sony queria ter mais autonomia. Como nenhum dos lados chegou a um acordo, a parceria foi cancelada em 1991.


Desenvolvimento do PlayStation

Ken Kutaragi


O cancelamento da parceria com a Nintendo, deixou a Sony livre para fabricar o seu próprio console. Kutaragi, que era o líder responsável pelo projeto, queria criar um console que fosse mais poderoso e versátil do que os consoles da Nintendo e da Sega.

O playstation foi projetado para ser um videogame de alta qualidade, mas acessível para um público amplo, algo que era difícil por parte da Nintendo e da Sega, já que poucas pessoas tinham seus respectivos consoles, e a Sony chegou para ir contra esses argumentos. A Sony queria que o seu console fosse para toda a família, e não só para crianças e adolecentes.


A reação da crítica ao primeiro PlayStation

Após ter o sucesso comercial e seu lançamento em 3 de dezembro, o PlayStation foi muito elogiado pela crítica devido aos gráficos 3D e pelos jogos bem elaborados. O que fez com que o 3D fosse popularizado no mundo e assim possibilitando os excelentes jogos que temos hoje em dia.


Grana para a Sony

Com o sucesso absurdo do PlayStation no mercado, o console foi cada vez mais sendo comprado pelo mundo, o que fez com que a Sony fizesse "sequências" dele, com o PS2, PS3, PS4 e o mais recente PS5, com todo esse sucesso, desde o primeiro console, fez com que a Sony se consolidasse no mercado como uma das maiores empresas de eletrônicos no mundo.


E a Microsoft?



Claro, eu irei sim falar dela e como que o Xbox veio ao mercado, eu irei atualizar essa postagem com um link para você ler o surgimento da marca do lado verde da força, mas como no momento estamos falando do PlayStation, como que a Sony, uma empresa menor que a Microsoft, consegue se envolver em assuntos que envolve milhares e milhares de dólares?

A resposta para isso é a INFLUÊNCIA da marca PlayStation em nossas vidas, claro que recentemente temos o Xbox, mas caso você pergunte para o seu Pai, sua Mãe, seu Vô ou sua Vó, eles vão lembrar imediatamente do PlayStation, as vezes até se questionando do que seria o Xbox, mas claro, não é uma crítica isso, mas sim em mostrar em como a influência do PlayStation pairou nessas pessoas, e assim, com esse poder em mãos da Sony, faz com que ela mesmo financeiramente menor que a Microsoft, se envolva em tais assuntos.


O futuro da marca

Assim como o Xbox, essas marcas sempre irão ficar presentes em nossas vidas, não sabemos se os consoles ainda irão existir no futuro, mas temos certeza de que essas marcas não irão sumir que nem pó igual nós no decorrer das gerações, e sim irão se fortalecer cada vez mais, sendo até mesmo possível jogarmos na TV, como o Xbox vem fazendo, enfim, espero que tenha gostado dessa recordação, fique à vontade para ver todas as notícias e novidades do Planeta Mesmes, lembrando que eu irei atualizar essa postagem quando eu fizer a história do surgimento da Microsoft com o Windows e do Xbox ok? Até a próxima!

Fontes: The Enemy, Xbox, Microsoft, Sony, PlayStation, Nintendo.
Postagem Anterior Próxima Postagem