A História do Shitpost: da internet underground ao mainstream


Como forma de continuar a história por trás na nossa aba chamada Memes e Shitposts, contamos a história do surgimento e como os Memes entraram em nossa cultura, mas hoje iremos focar na história do Shitpost, em como ele surgiu e como ele foi parar nos celulares de todo mundo hoje em dia.

Acreditamos que você já tenha ouvido falar nesse termo, e por mais que o seu nome meio que seja auto-explicativo, não se sabe em como ele foi "dar à luz" ao mundo virtual de hoje, então acomodesse em sua poltrona (ou seja lá onde você esteja sentado confortávelmente) e venha com o Planeta Mesmes nessa história!

Como surgiu o Shitpost?



O Shitpost originou-se como um termo cultural da internet, tendo sua primeira aparição e menção em sites imageboards (como o 4chan), fórum e redes sociais de qualidade duvidosa lá por volta dos anos 2000, onde a internet que conhecemos hoje ainda era "mato". Ele tem como objetivo ser irônico, 'troll' e, às vezes, agressivo.

O termo "Shitpost" vem de uma palavra de origem inglesa, onde "shit" é merda e "post" é postagem, ou seja, "Postagem de Merda", mas que hoje em dia esse termo mudou um pouco e normalmente é assimilado a "Postagem sem Sentido" ou "Postagem de Péssima Qualidade".

O Shitposting também é, numa forma geral, um meio de PROVOCAÇÃO, já que os chamados Shitposters (como é o caso do nosso editor Chupisco) produzem imagens de uma qualidade extremamente duvidosa e ruim, de forma que desperta a provocação nas pessoas que a vêem, seja ela uma provocação de alegria, ou de tristeza e raiva, mas isso é raro de se acontecer no Shitpost.

Já que sabemos o seu surgimento, aonde foi exatamente que a "raíz" do Shitpost surgiu?



Para ser mais exato, o Shitpost teve seu surgimento na cultura conhecida como Underground, que teve seu surgimento por volta de 1990, onde era caracterizada pela Liberdade de Expressão e Experimentação de novas tecnologias.

Os primeiros sites de ImageBoards, como era o caso do 4chan (que foi citado mais acima, foram criados por usuários na internet que apenas queriam compartilhar seus maravilhosos conteúdos sem a censura, tanto que esses sites se tornaram verdadeiros fenômenos entre os jovens que gostavam de seu conteúdo com humor subversivo e os desafios da cultura Underground.

O Shitpost se tornou uma peça fundamental na cultura do site 4chan, onde seus usuários postavam imagens nonsense, vídeos bizarros e tudo mais e eram acompanhados de comentários muitas vezes sarcásticos e provocativos.

O Shitpost começou a crescer disparadamente com suas aparições em outros sites na internet, como o Reddit, o Tumblr e o Twitter, sendo posteriormente apresentado nas redes sociais que se tornaram "febres" no mercado naquela época, como o Facebook e o Instagram.

E como ele está hoje no mainstream?

Assim como os memes, os shitposts se consagraram perante a comunidade mundial, sendo muito utilizado não só por pessoas mais velhas, como jovens, adultos e muito mais. Isso abrangiu de forma avassaladora todas as pessoas, como uma forma de se expressarem de forma livre e alegre sobre diversos temas, e isso tudo foi possível graças a nossa tão amada cultura Underground dos anos 2000. Temos muito que agradecer a eles por tornarem essas pequenas imagens de péssima qualidade em um poço de oportunidades e diversão.

Espero que você tenha gostado, isso mostra em como os Memes e Shitposts estão muito presentes em nossas vidas atuais, nas passadas e principalmente para aquelas futuras que viram quando nós virarmos apenas pó, por isso agradeço imensamente por você ter lido até aqui, fique à vontade em explorar todo o conteúdo presente em nossas abas além das nossas notícias, temos muito a agradecer não só por você leitor, como à aqueles que nos deram a vida. Até, siga firme em sua vida e acompanhe o Planeta Mesmes!
Postagem Anterior Próxima Postagem